segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

AMERICA HAS BEEN DRINKING

Os EUA sempre nos habituaram a megalomanias!! Está-lhes no ADN!
Na eterna dicotomia quantidade/qualidade optam maioritariamente pela primeira...A América faz parte do imaginário de todos aqueles que não são americanos.Pode-se não gostar, mas ninguém fica indiferente a um país, que leva a comédia tão a sério que, esticou a corda ao ponto de ter na Casa Branca (?) um ilustríssimo senhor que lhes garantiu uma "non stop" sessão de "stand up comedy" ao nível de Jerry Seinfeld e de George Carlin, que durou 8 anos...Bush era, de facto, incrível! Dizia as maiores atrocidades com a expressão facial mais auto-confiante do universo!!! Parecia mesmo que estava a falar a sério... Não é que o PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, no auge das suas performances, chegou a ter momentos de tão rara antologia, que quaisquer que sejam as estórias com que a História venha a ser escrita, farão para sempre parte da memória colectiva...Passo a partilhar (mas apenas 0,0000000000017 %) com o caríssimo leitor, algumas das muitas piadas bem conseguidas do inexcedível “W”
"Eu não sou parte do problema. Eu sou republicano.” ...
“Eu fiz bons julgamentos no passado. Eu fiz bons julgamentos no futuro.”
“A grande maioria de nossas importações vêm de fora do país.”
“Não é a poluição que está a prejudicar o meio ambiente. São as impurezas no nosso ar e na água que fazem isso" ...

Eu podia fazer um esforço para disponibilizar todo o legado comediante com que Bush nos presenteou, de uma só vez...Mas, sei lá....dava-me jeito casar e ter filhos lá para 2010!


Esta tentativa de piada (porque eu, ao contrário do "Georgy", tenho limitações) serve apenas, para trazer a esta crónica (ou coisa que o valha) …Mr President Barack Obama… Fiquei feliz por Obama ter ganho, não por ser preto, mas também por ser preto!!
Obama tem tudo para se transformar num ícone…é inegavelmente inteligente, domina a retórica (embora não tão bem como Bush, como é obvio…:)) é bem parecido, tem um discurso grandiloquente e tem a capacidade de mobilizar massas…O fardo que carrega é grande. Não sei se gostava de estar no seu lugar! Para já, Obama foi brilhante…mas num campo que lhe é particularmente grato…o da comunicação! Contagiou! …contagiou-me! Bastava aquele “YES, WE CAN” !! É guevarista!! Esta ao nível do “orgasmo auditivo” “ I HAVE A DREAM”…pode até ser vazio e o seu conteúdo estar cheio de nada…mas…há ali qualquer coisa de etéreo que nos faz eriçar a pele. Arrepia!!!

Obama continua a ser uma incógnita, mas o povo, às vezes, não se importa de comprar uma ilusão… (Lembram-se do mito do D.Sebastião? É mais ou menos isso)…
A ilusão é um bilhete que pode proporcionar um estado de alma bem gratificante…não nos importamos de pensar que podemos estar perante uma agitação dos sentidos que provoca uma distorção na percepção da realidade…Nada disso…nós queremos é sonhar e quem nos faça sonhar!!! Por mais cépticos e derrotistas que possamos, eventualmente ser, todos queremos acreditar em algo que nos remeta para Woodstock, para a San Francisco dos anos 60…ou para a já pentacentenária obra de Thomas More "A Utopia" ( excluindo a parte da sociedade profundamente hierarquizada e autoritária, onde subsistiam divisões a nível de género e da existência de escravos) É imperioso que assim o seja. E nós, por mais diversos que sejamos, somos também muito iguais. Existe que há uma idiossincrasia comum…


Apesar da vitória de Obama, a América voltou a surpreender-me… (não aprendo!) e provou que é tão democrata como Bertrand Russel era católico!!! Impressionante a votação dos republicanos!!! Aliás, impressionante é eufemismo…Depois do Iraque, depois do Afeganistão, depois do falso GPS que supostamente teria guiado até às armas de destruição maciça…depois de uma inenarrável Sarah Pallin…Depois do nosso já mencionado “stand-up comedist… O Partido Republicano esteve perto de vencer a corrida!!! O que, por si só, vem desmistificar a ideia do fim do racismo, por muitos legitimada!!


O racismo esteve mais presente que nunca!! (ok, se calhar é exagero….O APARTHEID, o KU KLUX KLAN, e outros movimentos semelhantes foram piores…Fui infeliz na afirmação, confesso…) Nunca tanto se diferenciou pela cor da pele… (ainda que de forma "hidratada") A palavra afro-americano deve ter sido proferida umas 787567465476646 vezes…Não, não estou a recorrer à hipérbole…!
Já agora! (e como dizia um professor meu) Porque é que ao invés de se diferenciar pela cor da pele, não se diferencia pelo tamanho do pé ou pela cor dos olhos…Já estou a imaginar…” -desculpa…acredito que sejas muito boa pessoa, que tenhas um coração enorme...mas..põe-te a andar daqui…não vês que aqui só estão pessoas com pés pequenos...a dimensão desse pé não é benéfica ao bom andamento dos trabalhos …OU…-sim, é verdade que o senhor reúne todas as competências para liderar este projecto...mas, lamento…enquanto eu mandar vocês, os de olhos azuis, com as vossas íris e córneas deprimentes, não terão a mínima hipótese…) ridículo, não?

E será inocente associar-se expressões como “ a coisa está preta”, “és a ovelha negra”..”o cenário é negro” …ou por exemplo, o facto do luto ser preto estar conectado com situações negativas???? E a pomba que representa a paz ser branca?...e a casa mais emblemática dos EUA ser a casa branca…
São construções culturais como estas que perpetuam a DIFERENÇA...quando o desejável seria a promoção da DIVERSIDADE…(mas o que eu gosto mesmo é das verdades absolutas de alguns senhores…”É inegável que os pretos são mais fortes fisicamente e os brancos mais fortes intelectualmente ( inegável hein!!! Sem contestação possível…ainda ontem o fulano testou isso num laboratório, ali ao pé de Ermesinde…)
Esta generosidade de alguns indivíduos é, de facto, so touching Chega a ser delicioso analisar esta perversidade…Dá-se de barato o facto de eles serem mais fortes fisicamente…para depois, de forma eufemística, lhes chamarem burros…


Obama não é um preto qualquer! Estudou em Harvard. É filho de mãe branca, tem hábitos de branco…e isso funciona como "atenuante"! É preto para os brancos e branco para os pretos…uma espécie de United Collors of Benetton…Obama não é suficientemente "preto" para que possamos falar do início do fim do racismo…

(peço desculpa pelo aspecto denso do texto e pela ausência de fotos...ainda me estou a familiarizar com isto dos blogs...e, digamos que as minhas competências informáticas são fraquinhas...ou, totalmente nulas)

Sem comentários: