segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

...ARQUITECTURAS DE FUGA...À ASMA PSICOLÓGICA





Sinto que muitas vezes as minhas palavras são vagas...aponto caminhos, mas não dou soluções...Eu sei que é pretensão pensar que o leitor iria recorrer a mim como motor de busca, ou guia espiritual, mas...Palavra que gostava de ter a solução para travar os impetos a uma sociedade que potencia cidadãos deprimentes e deprimidos...e infelizes!!..Não tenho...nem eu, nem os meus textos( como se os textos e eu não fossemos um só)essa capacidade!! Aqui não encontra mais do que um parceiro na busca infrutífera de tentar perceber o mundo...Mesmo sabendo que se trata de um jogo para o qual já entramos a perder...por muitos!!...

Fará sentido falar-se em evolução da sociedade? Eu respondo não...o leitor, perplexo e visivelmente incomodado, contrapõe, remetendo-me para os fantásticos avanços na Medicina,para as admiráveis desconstruções de evidências da Filosofia pós Moderna, para as impensáveis tecnologias, que fazem com que o acesso à China fique à distância de um "ENTER"... e permitem saber qual o Stand de automóveis mais fidedigno nos subúrbios da capital do Burkina Faso,em 7 segundos!!...Sou obrigado a concordar!! Mas, calma!!... reitero o não inicial...
O leitor, em desespero de causa, faz jogo sujo, e já com um ar condescendente, coloca a mão no meu ombro,inspira, expira, e relembra-me da minha insolência...( grande coisa leitor...Dizer o obvio é muito simplista...) Diz-me que não sei do que falo...que sou um sortudo por não ter nascido num periodo em que só se podia abrir a boca para bocejar ou para ir ao dentista...e, julgando ter-me encostado às cordas, tenta o knock out com a expressão condenatória..."Tu sabes lá..."... O leitor vira costas... e eu chamo-o de forma timida...Fito-lhe os sapatos e, com um volume vocal quase imperceptível, sou obrigado a pedir desculpa!!
O leitor, vitorioso, volta a virar costas e prepara-se para acender um cigarro...e eu volto a chamá-lo...ainda mais embaraçado mas, vai se lá perceber porquê, com uma especial atracção pelo abismo, volto a fixar o olhar nos sapatos do leitor e digo a sussurrar...."Sabe, Sr leitor, eu não vivi esse tempo, nunca tive de tomar banho de água fria, de fazer necessidades para um buraco,nunca tive meses para receber uma carta da Guiné, e, de facto, não hipotequei a minha adolescência na tropa ou a pensar nela...(Falo de cor!! Até parece que estou a relativizar...)não me passa pela cabeça como eram capazes de viver sem o Messenger e sem o Google, muito menos sem saneamento básico...mas...como é que apesar de tudo isso, ambos sabermos que, aceitávamos, sem pestanejar, a boleia no carro do Michael J Fox para regressarmos, por momentos, ao passado....para respirar!
O leitor fixa o olhar nas minhas NIKE... e eu, a medo, coloco a minha mão no seu ombro...

Sem comentários: