quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PARA TI..."COSTUREIRINHA DA SÉ"




“ Juro-te, amor…um dia ainda vamos “esviscerar” as “calles” de “La Habana” num Cadillac antigo…Só os dois!

Promete-me apenas que não vais olhar só com os olhos…Os olhos tem astigmatismo e cataratas… vêem mal ao perto… e ao longe!! Os olhos, no limite, podem ser um andaime, dão uma ”mãozinha”!
Já viste o que era olhar para o mar de Albufeira sem o nariz… ou para o Bolhão sem o coração! É que, pessoalmente, a compra e venda de chicharros e carapauzinhos de rabo na boca não me fascina por aí além!

Noutro dia, enquanto seguia, “ao relenti”, a rota do fumo que saía do fornilho do meu cachimbo, jorrei, em todas as direcções, as linhas com que gostava de costurar a minha vida… Foram só uns rascunhos, amor…ainda por cima feitos com uns “hieróglifos” deprimentes, riscados numa folha murcha e cheia de “rugas”… Vou contar-te na mesma…

Lembras-te do complot das gaivotas quando, no início, te tentava seduzir com correntes filosóficas descartáveis e com a erótica simbiose entre adjectivos e substantivos? Sábias, e com comichão a trovadores sem talento, esperaram pacientemente pela parte do beijo para me "despacharem", lá do alto, um "souvenir" que escorreu em linha recta, fluindo do meu olho esquerdo ao meu lábio superior, fixando-se, finalmente, a noroeste do caroço de Adão …
Bem feito, o léxico não precisa de violino a acompanhar…

Ou daquela vez em que, em Viseu, eu, com a obtusa e compulsiva necessidade de mostrar conhecimento, te disse que a estátua que vias era de Viriato? …tu, desconfiada e sabedora do meu diletantismo novo-rico, foste, contra a minha vontade, conferir…era de D. Duarte!!!!... Lembro-me daquela espécie de “orgia dos sentidos” que te invadiu…espasmos e soluços de gargalhadas que quase te levaram a fazer a espargata nos paralelos…Primeiro, corei…depois…corei outra vez…!

Fazer a “viagem” ao teu lado é serpentear o destino…é estender-lhe a mão e retirá-la quando ele a tenta apertar…é deitar-lhe a língua de fora, fazer-lhe um manguito e fugir a rir com a mochila às costas…Mas fugir devagarinho, a passo!
Ele é um “padamão”, um “domingueiro”, que anda sempre em primeira…
...Mostrem-lhe os caninos ou os molares, isso basta…

O destino, o fado, o barco negro, as tábuas, os machados que talham os caixões…
Isso não é para nós…não ejaculamos medo, nem deixamos que nos ponham um xaile nas costas…
Continuaremos a nossa “excursão” à procura do cor-de-laranja, do amarelo-torrado e do azul bebé...do ziguezague, do drible, do passo de dança, da "orquestra de baquetas” a tocar no peito …no fundo, disto mesmo…das METÁFORAS, amor…
A vida, sem figuras de estilo, é uma repetição anafórica…chata!! E nós, como somos muito novinhos e idealistas, legalizamos a personificação e despenalizamos a perífrase…A vida é para ser ornamentada. Desenhem-lhe “coraçõezinhos” na capa, estrelas na lombada e tulipas no prefácio…
É que…às vezes, para chegar a Roma, fica mais perto ir à Índia, passar pelo Equador e dar um saltinho à Islândia…

Espero que tenhas gostado…avisei-te da fraca qualidade da caligrafia e das “disfunções erécteis” do papel… Mas…são estas as linhas com que me quero coser...Conto contigo e com o teu sapatinho de bailarina... para, juntos, darmos ao pedal ao mesmo tempo…

3 comentários:

José Boldt disse...

Eu sabia !

Que uma pessoa que gosta do Porto,
E do F.C.Porto,
gosta de vinho,
e de sardinhas assadas,
gosta do Jorge Palma,
entre outros,
só pode ser mesmo
um GAJO PORREIRO.

Um grande abraço e obrigado pelas suas palavras
No “escrever com luz”


Com amizade
zé boldt

Anónimo disse...

Digamos que não estou surpreendida...estou PARVA... mais uma vez conseguiste deixar-me de boca aberta.
Continua assim, um dia ainda estarei na fnac de livro na mão à espera de uma dedicatória especial, uma dedicatória tua no teu livro...
Um abraço querido,
Aldara ;)

Joana disse...

A "Costurerinha Maria" agradece :)

Beijo grande